The Walking Dead e séries de heróis são as mais pirateadas no Brasil.

Líder de audiência na TV paga brasileira, The Walking Dead é a série mais pirateada no país no momento. No ar desde outubro, a quinta temporada do drama sobre um apocalipse zumbi vem tendo pelo menos 74.921 downloads em média por episódio, o que representa pouco mais de um terço da audiência que a produção tem na Fox. É um número alto, apesar do esforço do canal de exibir os episódios no Brasil apenas dois dias após sua veiculação na AMC, nos Estados Unidos.


Os dados são de levantamento feito pelo Notícias da TV junto ao site Legendas.TV, principal "fornecedor" de legendas para telespectadores que não têm TV paga ou que não conseguem aguardar dois dias pela transmissão do episódio no Brasil _caso dos fãs de Walking Dead. Foram consideradas apenas séries e temporadas lançadas a partir de setembro. No ano, a campeã absoluta de pirataria é Game of Thrones, da HBO, com mais de 100 mil downloads por episódio.

Em segundo lugar entre as mais pirateadas da fall season (a temporada de estreias de setembro e outubro) aparece Flash, a grande surpresa da lista. Exibida no Brasil pela Warner, vem tendo 41.031 downloads por episódio. A série é sucesso também na TV por assinatura: na estreia, quadriplicou a audiência do canal em relação à série antecessora, The Mentalist.

Os super-heróis dominam a lista. Além de Flash, outras três séries com personagens heróis estão no top 10: Gotham, Arrow e Constantine. Agents of Shield, extraída da história em quadrinhos Os Vingadores, da Marvel, é a sétima mais pirateada.

The Big Bang Theory, Supernatural e Revenge, populares no Brasil, também fazem parte do ranking, que é encerrado com a antologia de terror de American Horror Story.

Os canais pagos brasileiros exibem as séries com até uma semana de atraso em relação aos Estados Unidos. Com exceção da HBO, não podem veiculá-las simultaneamente, por questões contratuais e de programação. Concorrem com os sites de pirataria, os chamados "torrents". Horas depois da transmissão nos EUA, os capítulos já estão disponíveis para download com legendas feitas por fãs.

Para combater a pirataria, os canais pagos tentam reduzir o intervalo de exibição. A Fox transmitirá o final da primeira parte da quinta temporada em 1º de dezembro, somente um dia de diferença em relação ao canal norte-americano AMC.

"Podemos mencionar uma grande variedade de campanhas publicitárias, programas de treinamento e capacitação, juntamente com operadoras de TV tanto para o público interno quanto para o público em geral, a redução das janelas entre o lançamento de conteúdos chave nos Estados Unidos e América Latina, o qual, em alguns casos, é menor do que 24 horas, e, mais recentemente, a criação de uma área específica Antipirataria", explica Daniel Steinmetz, chefe do Departamento Antipirataria da Fox International Channels.

Fonte: NT
Compartilhe no Google+

Postagem de Rodrigo Santos R3

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial